15 de março de 2010

Mecanismo do Parto

O MECANISMO DO PARTO
Durante o parto normal, a mulher relaxa alguns músculos e contraem outros — principalmente os abdominais. Para a criança nascer sem problemas, ela precisa coordenar esses movimentos. Os exercícios que aumentam as forças dos músculos abdominais ou diminuem a resistência dos músculos da pélvis (região inferior da barriga, por onde passa o bebê) reduzem o tempo e a dor do parto.
Em alguns casos, o parto normal não ocorre por falta de coordenação desses músculos. Uma criança só nasce em parto normal quando as forças orgânicas que a empurram para baixo são mais poderosas que as resistências que a sustentam.
 
FORÇAS QUE EMPURRAM O BEBÊ PARA BAIXO
1 Músculos abdominais

2 Contração do útero
3 Peso do bebê


No processo do parto, o corpo da mulher produz a substância ocitocina, que estimula as contrações do útero e a expulsão do bebê. Mais um artifício para o parto acontecer com perfeição

FORÇAS RESISTENTES AO NASCIMENTO
4 Colo do útero
5 Diafragma pélvico

(são músculos que sustentam os órgãos, como bexiga, intestinos e útero) Quando a mulher força o nascimento antes do organismo eliminar a sua resistência natural, a criança corre o risco de nascer com problemas como machucados na cabeça, e até mesmo sofrer hemorragia cerebral

Pré Natal

Pré Natal é um conjunto de orientações médicas, nutricionais, psicológicos, e sociais, com o objetivo de proteger a mãe e o bebê durante a gravidez e o parto, tendo como principal finalidade reduzir a taxa de mortalidade de recém-nascidos.

Recomenda-se o Pré Natal tão logo o casal tome a decisão de ter um filho, quando isto não é possível o pré-natal deve se iniciar logo que a gravidez é confirmada.
Até o 7° mês as consultas são feitas mês a mês, à partir daí devem ser feitas a cada 2 semanas, à partir do 8° mês, aumentar para 1 consulta por semana.É muito importante que seu obstetra, seja uma pessoa na qual você tenha muita confiança, e na presença da qual você se sinta muito, muito à vontade. Seu médico deve lhe dar tempo e espaço para você se abrir com ele, colocando todas as suas dúvidas, questões, medos e inseguranças.
Na primeira consulta com o obstetra, o exame é completo, inclusive com avaliação ginecológica. Todas as informações sobre o histórico de doenças da família deve ser fornecido, e a mulher pode aproveitar o momento para expor todas as suas dúvidas sobre as futuras transformações do seu corpo. Serão pedidos exames laboratoriais, com o objetivo de se detectar algum problema materno que possa afetar a saúde do bebê e o bom andamento da gestação: Hemograma, Sorologia para sífilis rubéola, toxoplasmose e HIV, Glicemia, Grupo sanguíneo e Rh, Urina, Fezes, Papanicolau, e outros que o obstetra julgar necessário. Esses exames serão repetidos durante o decorrer da gestação para a confirmação do estado de saúde da gestante e do bebê, ou quando o obstetra julgar necessário.
A Ultra-sonografia é importante para se avaliar a idade gestacional, e alguns problemas com o bebê ou com a mãe, tais como má-formações, descolamento placentário, gravidez nas trompas, entre outros. Modernamente, há exames de líquido amniótico que podem ser feitos entre a 14ª e 18ª semanas de gestação para verificar riscos de anomalias do bebê como Síndrome de Down e más formações do tubo neural.

Nas consultas, o obstetra avalia o estado geral da gestante, pressão arterial, crescimento uterino, batimentos cardíacos e movimentos fetais, etc.

 
Algumas dicas para o Pré Natal:

  •  Mantenha uma pasta com todos os exames realizados em ordem cronológica, com referências de laboratórios e datas.
  • Tenha sempre à mão o seu cartão de acompanhamento pré-natal preenchido com todos os dados importantes.
  • Siga rigorosamente os conselhos médicos, quanto à alimentação, medicação e exercícios.
  • Não falte às consultas e exames marcados.
  • Mesmo com o acompanhamento Pré-natal adequado, algumas alterações podem surgir inter-consultas, e devem ser comunicadas ao obstetra.
  • Hemorragia vaginal
  • Visão turva
  • Fortes dores abdominais
  • Naúseas, tonturas e desmaios
  • Palpitações cardiacas
  • Inchaços nas mãos, pés ou tornozelos
  • Dores agudas nas costas e região pélvica
  • Alterações bruscas de temperatura
  • Ausência de movimentos fetais

 

 

12 de março de 2010

Gestação saudavel

A gravidez é um período delicado, o corpo feminino passa por diversas transformações para se dedicar a formação do bebê.
O pré-natal é um acompanhamento clínico que fornece as recomendações para que a gestante não se exponha a riscos ou prejudique o seu filho em formação.
Manter uma nutrição equilibrada é o fator fundamental para a grávida, ela precisa consumir alimentos que forneçam a quantidade necessária de nutrientes para o seu organismo (vitaminas, sais minerais, fibras, cálcio, ferro e proteína). Ingerir produtos exóticos, como frutos do mar, é contra-indicado, eles podem desencadear intoxicações alimentares.
A gestante precisa controlar o seu ganho de peso, ao longo da gravidez, o acréscimo de 12 quilos deve ser o máximo. Durante os nove meses, os médicos aconselham evitar vícios como cigarro e bebidas alcoólicas, essas substâncias são tóxicas ao organismo e podem provocar aborto.

Dica

Ola meninas.!!!

Uma dica importante que passo a vocês, são as palestras para gestantes. Tenho aprendido tanto com elas.
Lá conheço outras gestantes que passam por situações diferentes. Essa é uma dica que vale muito apena. As futuras mamães aprendem a cada dia uma voisa nova, e principalmente a cuidar dos futuros bebês. Vale a pena participar dessas palestras, principalmente pelo contato com outras gestantes.... Vai ai a dica, principalmente para as novas mamães!!!!
Se vocês puderem estar participando ai, dessas reuniões, palestras que são realizados na sua comunidade, não deixem de ir....

Lembre- sem que não é a penas a sua saúde que conta, mas do seu bebê!!!!

10 de março de 2010

Fases de uma gravidez


da Revista da Folha


A duração média da gravidez, calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, é geralmente de 280 dias ou 40 semanas. A data provável para o nascimento é só uma previsão; menos de 5% dos bebês nascem no dia exato.


1º TRIMESTRE
uma grande alegria, seguida de mal-estar e incertezas

1ª semana
A camada interna do útero se prepara para o óvulo, que é liberado e começa a migrar pela trompa defalópio. A temperatura média do corpo tende a aumentar em 1ºC no período de ovulação.


2ª semana
É quando acontece a fecundação: o óvulo fecundado divide-se em duas células, depois em quatro e assim sucessivamente. Esse conjunto de células é chamado de mórula. Podem ocorrer sangramentos quando o óvulo se infiltra na parede do útero, mas são normais, se pouco intensos.


3ª semana
Ovo cerca de uma semana após a fecundação, o ovo está implantado no endométrio, o revestimento uterino.
Mulher inicia-se a formação da placenta, que, ao final da gravidez, pode pesar até 400 g.

4ª semana
Ovo começa a se dividir em três tecidos, que vão formar partes diferentes do corpo.
Mulher atraso menstrual que denuncia a gravidez (em alguns casos, uma secreção violácea substitui a menstruação).

5ª semana
Embrião o ovo, que mede 2 mm, passa a ser chamado de embrião. As partes inferiores e posteriores já são evidentes. Uma faixa nas costas está se curvando para formar o futuro tubo neural. O embrião assume a conhecida forma de C.
Mulher as unhas podem ficar mais resistentes por causa das alterações hormonais.

6ª semana
Embrião o coração, um tubo minúsculo, pode começar a bater. O feto mede entre 2 mm e 4 mm.
Mulher começa a se sentir mais cansada e sonolenta, tem enjôos, náuseas, desejos por alguns alimentos, repulsa por outros.


7ª semana
Embrião já é possível ver a íris, as narinas e uma perfuração que resultará na boca.
Mulher uma fina camada coagula, fechando a passagem no colo do útero, que só se romperá no início do trabalho de parto.

8ª semana
Embrião já apresenta membros e tem início a formação dos dedos de mãos e pés. Mede entre 5 mm e 13 mm, peso de 0,8 g (equivalente a um grão de arroz).
Mulher já espesso, o endométrio faz com que o útero comece a aumentar.

9ª semana
Embrião a cauda do embrião encolhe, mas a cabeça ainda é grande em relação ao corpo; os olhos continuam cobertos pela membrana palpebral.
Mulher o ápice do HCG, o hormônio da gravidez, que acontece nesta fase, provoca algumas mudanças, como a pele mais lisa e o cabelo menos oleoso.

10ª semana
Embrião Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto. O coração embrionário está completamento desenvolvido.
Mulher o crescente nível de hormônios continua provocando mudanças no corpo da mulher, como gengivas sensíveis.

11ª semana
Feto a cabeça é a metade do comprimento do corpo, porque o cérebro cresce antes. Medidas médias: 44 mm a 60 mm; peso, 8 g (equivalente a um biscoito).
Mulher costuma sentir mais calor, por causa do aumento do volume de sangue no corpo.

12ª semana
Feto a cabeça é a metade do comprimento do corpo, porque o cérebro cresce antes. Medidas médias: 44 mm a 60 mm; peso, 8 g (equivalente a um biscoito).
Mulher costuma sentir mais calor, por causa do aumento do volume de sangue no corpo.

13ª semana
Feto praticamente prontos, começa a fase de maturação dos órgãos internos. Ele começa a urinar o líquido amniótico que engole. A urina fica no próprio líquido, renovado completamente em três horas.
Mulher os hormônios estão se estabilizando, e a mãe começa a se sentir mais equilibrada e cheia de energia.



2º TRIMESTRE
a melhor fase: tranquila e sem enjôos


14ª semana
Feto surge a lanugem, uma espécie de pelugem protetora que cresce em todo o corpo.
Mulher o coração bate mais forte e mais rápido para bombear um volume maior de sangue no corpo.

15ª semana
Feto cílios e sobrancelhas se desenvolvem nessa fase, e os braços já podem dobrar nas articulações.
Mulher as medidas da mãe aumentam com mais visibilidade. Está na hora de comprar roupas especiais para gestantes.

16ª semana
Feto tem, em média, 15 cm e 80 g. Se for menina, os ovários descem do abdômen para a pelve; 5 milhões de óvulos são formados nessa fase.
Mulher o seio cresce mais, porque começa a produção de leite. No total, o sutiã aumenta dois números.


17ª semana
Feto os músculos faciais permitem que ele faça algumas caretas, como abrir a boca e ficar vesgo.
Mulher a pressão sanguínea aumenta, e a gestante pode ter sangramentos no nariz e na gengiva.

18ª semana
Feto já é capaz de escutar o som do próprio coração e do sangue que corre no cordão umbilical.
Mulher no geral, é neste período que a maioria das mães começa a sentir os primeiros movimentos, como pontapés e cotoveladas.

19ª semana
Feto os movimentos agora são conscientes, ele muda de posição e pode responder a estímulos externos, como luz e som.
Mulher o ganho de peso começa a influenciar a postura e a mulher tem mais dificuldade para manter a coluna ereta.

20ª semana
Feto já tem cerca de 16 cm e pesa aproximadamente 260 g.
Mulher começa agora (e vai até a 27ª semana) o melhor período da gravidez, sem as náuseas do início nem o cansaço do fim da gestação.

21ª semana
Feto mede cerca de 18 cm e pesa 300 g.
Mulher os seios começam a produzir o colostro, o primeiro leite materno, rico em proteína e minerais, que alimentará o bebê nos primeiros dias.

22ª semana
Feto os sentidos se desenvolvem e o bebê toca o rosto, põe o polegar na boca, mexe pernas, braços e cabeça. Meninos também brincam com o pênis.
Mulher estrias tendem a aparecer a partir da segunda metade da gravidez, mas ainda podem ser prevenidas com hidratação.
23ª semana
Feto o feto mede cerca de 20 cm e pesa 450 g.
Mulher o útero já treina para o parto, com espasmos irregulares e indolores chamados contrações de Braxton Hicks, que somem quando a mulher se movimenta.


24ª semana
Feto os movimentos estão mais fortes, ele já consegue dar chutes e socos no útero.
Mulher é natural sentir azia e má digestão, já que o crescimento do bebê começa a pressionar o estômago.

25ª semana
Feto passa a demonstrar preferência pelo uso da mão direita ou esquerda. Os pulmões começam a se formar e o cérebro se desenvolve rapidamente
Mulher o útero está do tamanho de uma bola de futebol e pressiona diafragma e costelas inferiores para cima, deslocando o estômago.


26ª semana
Feto apesar de ainda bastante magro, já acumula gordura no subcutâneo e começa a engordar.
Mulher a movimentação do feto provoca dores, aliviadas quando a gestante se deita de lado.

27ª semana
Feto já tem 85% de chance de sobreviver fora do útero da mãe, mas sua gordura corporal é insuficiente para deixá-lo aquecido e teria de ficar em incubadora.
Mulher a taxa de colesterol aumenta, já que ele é necessário à produção de hormônios, como a progesterona.



3º TRIMESTRE
reta final: muito peso e ansiedade pré-parto

28ª semana
Bebê o cérebro está desenvolvendo as dobras de um cérebro normal. Do lado de fora, os cabelos estão mais compridos. Medidas médias: 25 cm; peso de 1,1 kg.
Mulher um exame vaginal pode avaliar as condições de dilatação do útero.

29ª semana
Bebê os olhos se abrem por curtos períodos. Medidas aproximadas: 26 cm e 1,25 kg.
Mulher o útero pressiona os órgãos, principalmente a bexiga, aumentando a vontade de urinar com frequência (principalmente à noite) e a secreção vaginal.

30ª semana
Bebê já sente a movimentação do útero, quando a mãe tem as contrações de Braxton Hicks. Mede em torno de 27 cm e pesa 1,4 kg.
Mulher neste período, aumentam as chances de ocorrência de um parto prematuro.

31ª semana
Bebê o aparelho respiratório está desenvolvido e os órgãos internos estão praticamente maduros.
Mulher a contração dos músculos de sustentação das costas, que se preparam para o parto, provoca dores.

32ª semana
Bebê se estiver de ponta-cabeça, seus pés podem pressionar as costelas da mãe, provocando desconforto.
Mulher para amenizar tais indisposições, procure sentar-se com a coluna reta.

33ª semana
Bebê tem cerca de 30 cm e peso em torno de 2 kg.
Mulher como o bebê cresceu bastante, o útero tende a comprimir os pulmões e é normal que a mãe sinta falta de ar e tonturas, de vez em quando.

34ª semana
Bebê começa a se posicionar, procurando a melhor forma de encaixe para o nascimento.
Mulher a movimentação provoca dores na virilha e dificulta a circulação sanguínea, causando inchaços.

35ª semana
Bebê tem cerca de 33 cm e 2,55 kg.
Mulher repita os exames de sangue; eles checam a saúde da gestante e, em casos de cesáreas, se ela está preparada para a cirurgia.

36ª semana
Bebê a cabeça já ocupa a posição correta, na região inferior do útero. A tendência é engordar 28 g por dia.
Mulher em casos de posição desfavorável do bebê ou de problemas médicos da mãe, a cesárea pode ser marcada a partir desta semana.


37ª semana
Bebê o sistema nervoso está pronto. Como o espaço no útero ficou pequeno, a movimentação também é menor.
Mulher agora que o bebê está na posição e se prepara para descer, o mal-estar da mãe diminui.


38ª semana
Bebê pronto para nascer, pesa de 2,9 kg a 5 kg e tem em média 50 cm.
Mulher não confunda as contrações de Braxton Hicks com as “verdadeiras”, que indicam o início do parto.

39ª semana
Bebê não produz anticorpos e, até os seis meses, vai se defender com os que recebeu da mãe via placenta.
Mulher aproveite para praticar exercícios de relaxamento e respiração durante as contrações de Braxton Hicks.


40ª semana
Na primeira gestação, o trabalho de parto dura, em média, oito horas. Os primeiros sinais são a perda do tampão mucoso, que pode ter aspecto sanguinolento, e o aumento progressivo das contrações (duram até 40 segundos). Avise o médico e vá para a maternidade após as primeiras evidências.

•Dicas
•Se sentir náusea, não fique de estômago vazio. Tente beliscar durante o dia e, para não engordar, prefira bolachas de água e sal, balas de menta. Outra opção é chupar limão ou mascar gengibre


•Para evitar os enjôos matutinos, produzidos pela hipoglicemia, coma algo doce antes de se levantar da cama pela manhã


•Tome sopa de semolina, um excelente prato para o começo da gravidez. Rica em vitaminas e minerais, se feita bem espessa, ajuda também a prevenir a náusea


•Para combater a prisão de ventre, beba muita água e faça uma dieta rica em verduras (principalmente em folhas). Use muito azeite, porque ajuda no trânsito intestinal


•Se você já sofre de constipação antes da gravidez, é provável que esse quadro piore. Para ajudar, coma três ou quatro ameixas secas, ao acordar ou no final da tarde

O Susto!!!

Menina!!! Quando eu fui a minha G.O, ela me receitou um rémedio chamdo DACTIL. Eu não tinha entendi o porque daquele rémedio. Eu nem perguntei a ela o porque do rémedio. Daí fui pesquisar na internet, e me desesperei.... Em um dos sites que pesquisei, estava escrito que o rémedio servia para segurar o bebê, fiquei apavorada, começei a chorar, meu namorado sempre do meu lado me acalmando. So depois que eu conversando com outras mamães, me informei melhor e fiquei menos preocupada. Quando li a bula do rémedio, estava bem mais clara: A PRINCIPAL FUNÇÃO É ASSEGURAR FUTURAS CONTRAÇÕES, existem mulheres que sentem contrações antes da hora, e esse remédio, ajuda nesse sentido...

UFA!!!!!
Estou mais calma!!!!

9 de março de 2010

Minha Gravidez


Por enquanto, tudo segue tranquilo em minha gravidez. Diferente de muitas mulheres, não sofro com enjoos, vomitos e outras coisas. Tudo esta tranquilo!!!!

O que mais me emociona é como o meu bebê se mexe, principalmente quando tenho fome, parece que ele esta avisando que esta com fominha!!!!


É hora de papa Mamãe!!!!

8 de março de 2010

Oração da Gestante


O Amor


Meu Primeiro Ultrasom


Nesta Ultrasom, eu estava com 15 semanas e 5 dias

A Família

Meu medo maior, foi comunicar a minha mãe que eu estava gravida. Quando disse a ela, me assustei, ela teve uma reação totalmente diferente do que eu esperava, ela me apoiou em tudo.
A familia do meu namorado, se emocionaram muito, alias é o primeiro neto.
Fiquei Muito feliz Pelo apoio das nossas familias!!!

Quando descobri a Gravidez.



Logo nos primeiros meses eu já tinha a suspeita de estar gravida, no começo eu tive medo, medo pela atitude da minha família. Apostei no exame de sangue, e ele relatou um resultado NEGATIVO, comecei a chorar, por que na minha familia a casos de miomas e câncer no utero e bexiga. Dai procurei o exame de farmácia e ele deu POSITIVO.

Meu Deus!!! Que duvida.


Eu e meu namorado que sempre me apoia em tudo, comunicamos a nossa familia dessa nossa suspeita.


Logo, procurei uma G.O e ela relatou que eu estava com mioma, fiquei apavorada, ele me passou um ultrasom.


Quando fui fazer o ultrasom, ao deitar na cama, a médica começou a passar o dispositivo na minha barriga, dai eu vi um lindo, mas um lindo ser que Deus estava me Abençoando.


Eu estava Gravida. Ja estava de 15 semanas.


Fiquei Muito Feliz!!!!